top of page

Os benefícios de estudar em grupo

Atualizado: 30 de abr.

Quais são os benefícios de cada forma de estudo? Veja os benefícios que você pode obter em cada contexto de estudo!

1. Evitar a procrastinação
Quando você integra um grupo de estudos, é mais difícil cair na procrastinação, pois existem horários pré-definidos para os encontros — online ou presenciais — e seus colegas contam com a sua participação. Já estando só, a chance de procrastinar é maior.

2. Compartilhar dúvidas e ideias
Essa é uma das grandes vantagens de estudar em grupo: a possibilidade da troca. Você tem a sua percepção sobre o tema de estudo, mas seus colegas podem ter outras. Assim, todos podem expor seus pontos de vista, compartilhar o que compreenderam, além de esclarecer dúvidas.

3. Fortalecer habilidades interpessoais
O estudo em grupo também é vantajoso porque é uma oportunidade de interação social, de forma que você pode aprimorar habilidades intra e interpessoais, como motivação, positividade, comunicação e autoconfiança. O desenvolvimento do senso crítico é outro ponto a destacar — embora isso aconteça tanto ao estudar em grupo quanto sozinho..

4. Autonomia para escolher o melhor método de estudo
Estudar só é interessante para quem prefere conduzir seu próprio ritmo de aprendizado. Afinal, cada pessoa absorve as informações de modo distinto e constrói conhecimento no seu tempo. Nesse caso, você ainda pode criar seu cronograma de estudos personalizado, considerando as disciplinas nas quais tem mais dificuldade.

5. Menos distrações com conversas aleatórias
Mais uma vantagem de estudar sozinho é que você pode manter o foco apenas no conteúdo que importa, sem se distrair com conversas que não tenham relação com o tema de estudo. Isso porque, em grupo, é comum ter esses momentos de dispersão.

Afinal, é melhor estudar em grupo ou sozinho?

As duas formas têm suas vantagens. A assimilação dos conteúdos e o aproveitamento nos estudos vai depender também de interesse e atenção. Além disso, para escolher entre estudar em grupo ou sozinho, você deve levar em conta o seu perfil e a sua rotina.
Por exemplo, se tem dificuldade em compreender os temas somente com a leitura e fica sem motivação, o grupo de estudos pode incentivar você e aumentar sua produtividade. Por outro lado, se você tem uma rotina atribulada e facilidade de aprendizado, estudar sozinho é proveitoso.
No fim das contas, mais importante que escolher entre estudar em grupo ou sozinho é se dedicar aos estudos e mirar nos seus objetivos.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page