top of page

A importância da tutoria no processo de ensino-aprendizagem

Atualizado: 30 de abr.


Um programa de tutoria é uma ferramenta que traz vários benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Tanto na educação presencial como no ensino a distância, a tutoria oferece um apoio para a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro da construção do conhecimento.
De forma personalizada, aluno e tutor trabalham juntos para melhorar a compreensão do conteúdo e garantir a qualidade do aprendizado, respeitando ritmo e estilo individuais.
Neste post, vamos entender como funciona um programa de tutoria, quais os benefícios para os alunos e como é a atuação do tutor na prática.

Tutoria: o que é?
A tutoria é um processo didático pedagógico que tem como objetivo acompanhar e orientar o aluno ao longo de seu aprendizado.
Para isso existe a figura do tutor, uma pessoa que atua no ensino, na formação e na motivação do aluno e esse papel é muito importante.
Isso pois o tutor trabalha para melhorar a experiência de ensino do estudante, traçando alvos estratégicos necessários para o aperfeiçoamento de suas habilidades e melhorando a qualidade do aprendizado de forma personalizada.
Assim, o objetivo da tutoria é ajudar o aluno a alcançar o sucesso no estudo por meio de um acompanhamento sistemático. Ela pode ser compreendida a partir de duas dimensões: a educativa e a de cuidado.
A dimensão educativa se caracteriza por oferecer ao aluno o suporte pedagógico necessário para melhorar o seu desempenho acadêmico, como tirar dúvidas ou montar um plano de estudos tutorado.
Já a dimensão de cuidado vai além e preocupa-se em promover competências que auxiliam a estudar de maneira mais saudável.
Por isso, o tutor também se preocupa em orientar e montar cronogramas de estudo tutorado para o aluno e como ele pode estar indo além do tempo disponível.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page